P E Ó N I A
loading...

Como encontrar a melhor luz para fotografar

by peoniaestudio
Julho 1, 2020

A luz é o teu maior amigo no que diz respeito à fotografia, e quando dizemos isto, não dizemos que quanto mais luz, melhor.  A luz é um recurso importante, o mais importante de todos, e que pode ser usado mediante regras específicas, ou mediante o teu gosto ou toque artístico. Há quem goste de dias de sol alto e muito luminoso, no entanto isso tende a corresponder a fotografias com luz a mais, ou como se diz em fotografia, demasiado expostas.

Já experimentaste olhar directamente para o sol ao meio dia? O que é que acontece? Pensa na lente da tua máquina fotográfica como o teu olho, e saberás o que acontece também, se tentares tirar uma fotografia directamente exposta ao sol.

Ora então, quais são as melhores horas e momentos para se fotografar, aproveitando uma boa luz?

O nascer do sol e o pôr do sol são os momentos do dia em que a luz é mais suave, e por conseguinte, menos agressiva para fotografar. É durante estas horas de luz que se conseguem belos retratos de exterior, paisagens e fotografias da natureza, como a praia ou a montanha.

   chama-se a isto A Hora Dourada, já ouviste falar?

Photo by Yogesh Pedamkar @ Unsplash

Mas, se no entanto, procuras registar momentos dentro de portas, como fotografia de interior, evitar fotografar directamente contra a luz é essencial para o tal equilíbrio de exposição. Conhecer bem os ‘cantos à casa’ é importante para perceber onde incide a luz mais suave, e ainda assim suficiente, para captar o que pretendes, sem sacrificar a ideia original.

Photo by Fang-Wei Lin @ Unsplash

Presta atenção aos cantos da tua casa, onde incide a luz que entra pelas janelas e de que forma? A que horas do dia a luz está mais dentro do que procuras?

Dentro e fora de portas deves procurar experimentar todo o tipo de luz, desde a mais suave e dourada,  mais forte, a de dias nublados e cinzentos, e a de dias de sol alto. Só assim saberás identificar qual funciona para a tua estética fotográfica.

Aqui não há certo nem errado, mas há formas de encontrar o que é mais certo para ti.

Este artigo foi útil para? Conta-nos como vais aplicar estas dicas, e partilha as tuas fotografias identificando o @peoniaestudio para vermos as tuas conquistas e explorações luminosas 😌

Boas fotos!

    Leave a comment